Maiores Fabricantes de Eletrônicos em Manaus

Publicado: 14 Sep 2015

Última Atualização: 14 Sep 2015

A cidade de Manaus concentra alguns dos maiores e mais importantes fabricantes de eletrônicos no Brasil. Nesse artigo vamos listar alguns dos maiores fabricantes de eletrônicos com instalações em Manaus.

Pólo Industrial de Manaus

Devido às extensas isenções de impostos oferecidas para empresas instaladas nessa área, a Zona Franca de Manaus abriga alguns dos maiores complexos de fábricas do Brasil, de indústrias que incluem metalurgia, processos químicos e até mesmo montagem de equipamentos de alta tecnologia.

De acordo com dados da Suframa, a Superintendência da Zona Franca de Manaus, o setor de manufatura de eletrônicos é o maior empregador de mão-de-obra e o que recebe mais investimentos entre todos os segmentos. Das 234 empresas com instalações registradas no distrito industrial, 46 são responsáveis pela produção de eletrônicos, somando um total de 27 mil funcionários.

Alguns desses complexos de manufatura fornecem produtos não apenas pro mercado brasileiro mas também para outros países da América Latina, como Argentina, Venezuela e Colômbia. Estatísticas de 2010 da Suframa indicam que a exportação de eletrônicos produzidos na Zona Franca de Manaus somou US$ 450 milhões naquele ano, e categorias como televisores, telefones celulares, equipamentos de som automotivo e eletrodomésticos foram as mais exportadas para outros países.

Maiores Fábricas de Eletrônicos em Manaus

Os maiores fabricantes de eletrônicos da Zona Franca de Manaus incluem algumas das empresas nacionais e internacionais mais conhecidas do mercado.

Cal-Comp

A empresa Cal-Comp, com sede em Taiwan, opera duas instalações em Manaus, com um número total de mais de 900 empregados. As fábricas são responsáveis pela montagem de placas de circuito, componentes de discos rígidos e componentes de reprodutores de mídia.

CCE

A fabricante de eletrônicos brasileira CCE, subsidiária da chinesa Lenovo, opera duas instalações em Manaus, com um total de 4100 empregados. As fábricas são responsáveis pela produção de computadores portáteis, computadores de mesa, tablets, placas-mãe, módulos de memória, placas de circuito, smartphones, televisores e reprodutores de mídia.

Digitron

A fabricante de eletrônicos brasileira Digitron opera um complexo de produção em Manaus, empregando por volta de 170 colaboradores. A instalação é responsável pela produção de computadores portáteis, componentes de discos rígidos, montagem de placas de circuitos e receptores de sinais de satélites.

Flex Industries

A fabricante de eletrônicos brasileira Flex Industries opera um complexo de manufatura em Manaus, empregando mais de 1300 trabalhadores. A fábrica é responsável pela montagem de placas de circuito, componentes de computadores portáteis, componentes de eletrônicos, câmeras de vídeo, monitores de vídeo, componentes de reprodutores de mídia e receptores de sinais por satélite. A empresa fornece componentes para marcas como LG, Sony, Philips, Sky e Panasonic.

GBR Componentes

A empresa brasileira GBR Componentes opera uma instalação na cidade de Manaus, que emprega por volta de 300 colaboradores. A fábrica é responsável pela produção de computadores portáteis, montagem de placas de circuito e receptores de sinais de satélite.

Terra Amazônia

A fabricante de eletrônicos brasileira Terra Amazônia opera uma central de manufatura na cidade de Manaus com mais de 740 empregados. A instalação é responsável pela produção de computadores portáteis, computadores de mesa, montagem de placas de circuito e de componentes de reprodutores de mídia.

LG

A gigante sul-coreana do setor de eletrônicos LG opera uma fábrica no Polo Industrial de Manaus com mais de 2800 trabalhadores registrados. A instalação é responsável pela produção detelevisores, reprodutores de mídia, aparelhos de som e eletrodomésticos.

Microsoft

A empresa americana Microsoft, gigante do setor de tecnologia, opera uma central de manufatura em Manaus, com cerca de 2300 trabalhadores registrados. O complexo industrial de 8000 metros quadrados é responsável pela montagem de smartphones e de consoles de videogame.

Panasonic

A fabricante de eletrônicos japonesa Panasonic opera um complexo industrial em Manaus, com 1200 empregados. A fábrica é responsável pela montagem de placas de circuito, reprodutores de mídia, televisores, conjuntos de home theater, aparelhos de som e eletrodomésticos.

Philco

A empresa norte-americana Philco opera uma instalação na cidade de Manaus, com 700 empregados registrados. A fábrica é responsável pela montagem de computadores de mesa, computadores portáteis, tablets e televisores.

Pioneer

A fabricante de eletrônicos norte-americana opera duas instalações na cidade de Manaus, com um total de 540 empregados. As fábricas são responsáveis pela montagem de placas de circuito e pela produção de reprodutores de mídias, equipamentos de áudio automotivo e câmeras de vídeo.

Samsung

A gigante de tecnologia sul-coreana Samsung opera um complexo industrial na Zona Franca de Manaus, com um total de 2300 trabalhadores. A instalação de 10 mil metros quadrados é responsável pela produção de tablets, smartphones, reprodutores de mídia, câmeras de vídeo, monitores de computador, televisores e eletrodomésticos.

Semp Toshiba

A Semp Toshiba, fabricante de eletrônicos com sede no Japão, opera um centro de manufatura em Manaus, com mais de 1700 trabalhadores. A instalação de 18 mil metros quadrados é responsável pela produção de componentes de computadores, montagem de placas de circuito, monitores de computadores e reprodutores de mídia.

Sony

A gigante do setor de eletrônicos Sony, com sede no Japão, opera um complexo industrial em Manaus, com mais de 2100 trabalhadores. A instalação é responsável pela montagem de placas de circuito, reprodutores de mídia, equipamentos de som automotivo, televisores, conjuntos de home teather, câmeras de vídeo e consoles de videogame.

Philips

A Philips, gigante holandesa do setor de eletrônicos, opera duas fábricas em Manaus, com mais de 1500 empregados registrados. As instalações são responsáveis pela produção de reprodutores de mídia, equipamentos de áudio automotivo, equipamentos de som, conjuntos de home theater e televisores.

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira