Serviços de Manufatura de Eletrônicos no Brasil

Publicado: 16 Oct 2015

Última Atualização: 16 Oct 2015

A fabricação de eletrônicos no Brasil se tornou uma opção lucrativa para diversas empresas internacionais. Nesse artigo vamos listar alguns dos principais provedores de serviços de manufatura de eletrônicos no Brasil.

Características do Mercado e Vantagens da Fabricação Local

As taxas de importação para eletrônicos no Brasil podem resultar com que esses produtos cheguem ao mercado a preços pouco competitivos. Essa tem sido uma das principais razões para que alguns dos maiores fabricantes de eletrônicos do mundo tenham estabelecido centros de fabricação de eletrônicos em cidades brasileiras, uma vez que a carga tributária para bens produzidos no país é significativamente menor do que aquela aplicada para produtos importados.

Outro motivo para essas empresas instalarem fábricas no Brasil são os benefícios financeiros oferecidos por alguns governos municipais que incentivam a chegada de novos empreendimentos. Um dos principais destinos para marcas estrangeiras de eletrônicos é a Zona Franca de Manaus, que concentra mais de 230 indústrias de eletrônicos e que oferece isenção dos impostos IPI, PIS e Cofins, além de outros incentivos como a redução do imposto de renda para pessoas jurídicas.

Além de servir o mercado nacional, muitas fabricantes de eletrônicos têm exportado a sua produção de instalações de cidades brasileiras para outros países importantes da América Latina. O Brasil tem uma posição estratégica no continente por permitir acesso por rodovia a países como Argentina, Venezuela e Colômbia, que fazem parte do acordo do Mercosul e portanto oferecem maior facilidade para a comercialização desses produtos. A exportação de eletrônicos para esses mercados pode contribuir para os lucros potenciais de instalar operações de manufatura no Brasil.

Manufatura de Eletrônicos por Contrato

Uma estratégia comum para marcas internacionais de eletrônicos para expandir para o mercado brasileiro tem sido a terceirização dos serviços de manufatura e montagem para parceiros que operam instalações próprias no país. Alguns dos benefícios mais evidentes da terceirização da fabricação de eletrônicos incluem a burocracia reduzida e menores riscos de gerir uma fábrica própria, além da redução da carga tributária quando comparada à importação de produtos manufaturados.

Nos últimos anos, empresas como a Microsoft e a Motorola, que operavam fábricas próprias no Brasil, estabeleceram acordos de terceirização com provedores de Serviços de Manufatura de Eletrônicos, conhecidos como SME, com o objetivo de racionalizar suas operações. É esperado que outras grandes marcas de eletrônicos sigam o mesmo caminho no futuro, conforme a terceirização da manufatura se torne uma opção cada vez mais interessante quando comparada à instalação de fábricas próprias.

Provedores de SME no Brasil

Algumas das principais empresas provedoras de SME do mundo instalaram centros de manufatura e montagem de grande porte no Brasil, enquanto empresas nacionais competem pelo mercado de fabricação de produtos e componentes eletrônicos. Alguns dos maiores provedores de SME no Brasil incluem:

Flextronics

A segunda maior empresa de fabricação de eletrônicos por contrato no mundo, a norte-americana Flextronics atualmente opera quatro instalações no Brasil, duas delas na cidade de Manaus, uma na cidade de Jaguariúna e uma na cidade de Sorocaba. Algumas das suas operações no Brasil incluem a fabricação de smartphones, computadores portáteis, placas-mãe, consoles de video game e componentes de redes, além de outros tipos de eletrônicos como equipamentos de monitoramento de vôo, componentes de automação industrial e sistemas de GPS. Algumas das principais marcas que já contrataram os serviços da Flextronics do Brasil incluem a Microsoft, Motorola e Sony.

Foxconn

A empresa taiwanesa Foxconn, a maior fabricante de eletrônicos por contrato no mundo, opera centros de manufatura nas cidades de Manaus, Jundiaí e Indaiatuba, e é esperado que conclua a instalação de uma nova fábrica na cidade de de Itú nos próximos anos. Entre os produtos fabricados no Brasil estão smartphones, tablets, computadores portáteis e de mesa, câmeras, modems e diversos tipos de placas para equipamentos eletrônicos. Algumas das maiores marcas de eletrônicos que já contrataram os serviços de manufatura da Foxconn no Brasil incluem Apple e Asus.

Digitron

A empresa brasileira Digitron opera um centro de manufatura na cidade de Manaus, onde produtos como computadores portáteis, tablets e diversos tipos de componentes eletrônicos como placas e discos rígidos são fabricados. Algumas das principais marcas que já contrataram os serviços da Digitron incluem Western Digital e Intel.

Unicoba

A empresa brasileira Unicoba, que possui fábricas nas cidades de Manaus, Ilhéus e Extrema, oferece serviços de manufatura de eletrônicos por contrato, incluindo suporte para a importação de materiais, logística e distribuição. Algumas das marcas internacionais que já contrataram os serviços da Unicoba no Brasil incluem Alpine e Polaroid. A empresa também é fabricante de produtos como baterias, sistemas de iluminação por LED, receptores de sinais de televisão e sistemas de áudio e vídeo automotivos.

Montagem de Placas de Circuito

Além das provedoras de SME, diversas empresas brasileiras se especializaram na montagem de placas de circuito para terceiros. Algumas das fabricantes de placas de circuito brasileiras incluem:

Ateei Group

A empresa brasileira Ateei Group oferece serviços de manufatura por contrato para a fabricação e montagem de placas circuito com compatibilidade com as tecnologias SMT e THT. A empresa opera um centro de manufatura na cidade de Ouro Verde, no estado do Paraná, e também produz sistemas de telemetria e equipamentos de monitoramento.

Parks

A fabricante de eletrônicos brasileira Parks, que também é especializada na produção de equipamentos de telecomunicações, opera um centro de manufatura na cidade de Cachoeirinha, no estado do Rio Grande do Sul, e oferece contratos para a montagem de placas de circuito compatíveis com as tecnologias SMD e PTH.

Hi-Mix

A empresa brasileira Hi-Mix opera um centro de manufatura na cidade de Pato Branco, no estado do Paraná, e oferece serviços de fabricação e montagem de placas de circuito com compatibilidade com as tecnologias PTH e SMD.

Citta Eletrônica

A empresa brasileira Citta Eletrônica, que opera uma fábrica na cidade de São Paulo, oferece contratos de terceirização para a montagem de placas de circuito compatíveis com as tecnologias SMT e PTH. A empresa também comercializa componentes eletrônicos e oferece gerenciamento de projetos para software e hardware.

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira