Melhores Universidades de Tecnologia no Brasil

Publicado: 16 Dec 2015

Última Atualização: 16 Dec 2015

O Brasil possui algumas das melhores universidades na América Latina, oferendo cursos de engenharia e outros voltados para tecnologia com diversas especializações. Neste artigo, vamos listar as universidades brasileiras mais importantes e prestigiadas no campo da tecnologia.

O Brasil abriga algumas das universidades e institutos mais relevantes na América Latina, com alguns se destacando em nível global. As universidades públicas são as mais buscadas, funcionando com recursos do governo federal e estadual. Mesmo que 18 universidades estejam bem avaliadas em nível internacional, ainda há um longo caminho até que o país possua educação de qualidade global.

Os cursos de engenharia estão entre os mais tradicionais nas universidades brasileiras, disponível na maioria delas. As maiores instituições costumam ter faculdades e instalações voltadas exclusivamente no ensino e pesquisa nessa área. Existem mais de 36 especializações diferentes disponíveis com diferenças notáveis entre elas. Cursos com foco em tecnologia como elétrica, eletrônico e mecânica são as mais comuns.

Principais Universidades com Programas em Engenharia e Tecnologia

A maioria das universidades brasileiras no campo da engenharia e tecnologia são instituições públicas, que estão entre as melhores no mundo de acordo com a QS World University Rankings. Uma das principais semelhanças entre elas entre elas é a presença de programas de especialização, que incluem pós-graduação e grupos de pesquisa em áreas de conhecimento específicos.

USP

A USP, Universidade de São Paulo, é uma universidade pública atualmente considerada a melhor do país, e a 143º no mundo de acordo com a QS World University Rankings. Os cursos de graduação com foco em engenharia e tecnologia estão localizados na Escola Politécnica na cidade de São Paulo, e na Escola de Engenharia de São Carlos no estado de São Paulo. A USP também possui cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

A USP oferece os seguintes cursos de graduação, os quais todos são os mais bem avaliados:

  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Computacional
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica

A Escola Politécnica atualmente possui 4 500 estudantes de graduação e 2 500 de pós-graduação. A instituição promove pesquisa em diversas áreas, totalizando 15 departamentos diferentes.

A Escola de Engenharia de São Carlos possui em torno de 70 grupos de pesquisa, 2 564 de graduação, e 10 programas de pós-graduação com 1 300 alunos. Desde sua criação em 1940, 8 600 alunos foram formados pela instituição.

UNICAMP

Localizada na cidade de Campinas, a UNICAMP, Universidade Estadual de Campinas, é uma das principais instituições do país com cursos de graduação em diversas áreas, se destacando como uma das mais prestigiadas no país. A UNICAMP é a 195ª melhor instituição no mundo, de acordo com a QS World University Rankings. A universidade possui um dos vestibulares mais concorridos no país, com 52 000 candidatos para 3 310 vagas.

A Faculdade de Tecnologia localizada na cidade de Limeira foi inaugurada 45 anos atrás. Os cursos de engenharia elétrica e mecânica na UNICAMP foram eleitos como o 47º melhor do mundo pela QS World University Rankings. A instituição promove extensos programas de pesquisa para os mais diversos cursos, especialmente a engenharia com laboratórios para telecomunicações, semicondutores e computação. Os cursos de pós-graduação receberam nota máxima pelo CAPES e o equivalente a 30% de todos os doutorados em engenharia elétrica no país foram formados na universidade.

UFSC

A UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, foi inaugurada em 1960 no estado de Santa Catarina com campi em diversas cidades. A universidade está avaliada como a 24ª melhor na América Latina pelo QS University Rankings, e a 7ª no país pelo RUF, Ranking Universitário da Folha. A UFSC teve nota máxima no IGC, o Índice Geral de Cursos, promovido pelo MEC. Os cursos de engenharia focados em tecnologia oferecidos são aeroespacial, mecatrônica e automotiva.

Os institutos de tecnologia estão localizados no campus de Joinville e no CTC, Centro de Tecnologia da UFSC, na cidade de Florianópolis. O local conta com laboratórios para telecomunicações, circuitos integrados, maquinaria, microprocessadores e bioengenharia.

UFRJ

Fundado em 1920, a UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, é altamente reconhecida nacionalmente por sua qualidade de ensino e pesquisa em diversas áreas de conhecimento. A universidade possui campi na Cidade Universitária, Praia Vermelha, Macaé e Xerém, com um total de aproximadamente 40 mil estudantes. A UFRJ é considerada a 5ª maior universidade da América Latina e a 3ª no Brasil.

Dentre os cursos oferecidos estão:

  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia de Computação e Informação
  • Engenharia Eletrônica e Computação
  • Engenharia de Bioprocessos

A universidade abriga o COPPE/UFRJ, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, com laboratórios para circuitos integrados, telecomunicações, realidade virtual, engenharia de software e mecânica sólida. Um total de 12 mestrados e doutorados foram formados na instituição. Em 2007, sua parceria com a Petrobras completou 30 anos, que é uma das diversas parcerias que o COPPE realizou com empresas relevantes na indústria.

UFRGS

A UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é considerada a 12ª melhor universidade da América Latina de acordo com o QS University Rankings e a 5ª melhor do país pelo RUF. A universidade foi inaugurada em 1934, e atualmente oferece um total de 108 cursos de graduação e pós-graduação.

A Faculdade de Engenharia da UFRGS está localizada na cidade de Porto Alegre e atualmente possui 9 mil alunos de graduação e 2 mil de pós-graduação. O instituto oferece 13 cursos com mais de 80 laboratórios de pesquisa distribuídos em 16 instalações. Os cursos mais bem avaliados são engenharia elétrica, mecânica e controle e automação.

UFPE

A UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, foi fundado em 1946 e é considerado pela RUF com a 10ª melhor universidade no Brasil, oferecendo mais de 106 cursos para mais de 30 mil alunos. A UFPE possui campi nas cidades de Caruaru, Recife e Vitória de Santo Antão, todas no estado de Pernambuco.

O Centro de Tecnologia e Geociências está localizado dentro do campus da UFPE e abriga todos os cursos de engenharia da universidade como computação, eletrônica, mecânica e energia. Entre os grupos de pesquisa atuando na instituição estão projetos de telecomunicações, processamento digital, engenharia da computação, energia limpa e electromagnetismo.

A UFPE possui programas de pesquisa voltado para áreas da bioengenharia, nanociência, nanotecnologia e materiais avançado.

UNESP

A UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, foi inaugurada em 1976 e possui unidades localizadas em diversas cidades pelo estado de São Paulo, como Sorocaba, Bauru, São José dos Campos, Presidente Prudente e a capital, São Paulo. A UNESP é considerada um dos exemplos mais bem-sucedidos de uma universidade multi-campus no Brasil, somando 22 unidades, permitindo atividades mais diversificadas em praticamente todos os campos da ciência experimental e teórica.

Os cursos de engenharia da UNESP estão entre os 10 melhores cursos no país segundo o RUF, incluindo engenharia elétrica e mecânica. A UNESP possui um forte programa de pesquisa, colocando-a entre as maiores e mais importantes universidades no país.

Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi fundada em 1952 e é uma instituição privada sediada na cidade de São Paulo, com campi adicionais em Barueri, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília. O Mackenzie é a 32ª melhor universidade no país de acordo com a RUF.

O curso de engenharia no Mackenzie foi criado em 1896 com opções de especialização em engenharia elétrica e mecânica, incluindo telecomunicações, automação e mecatrônica. Recentemente a universidade começou a construção de uma unidade para a pesquisa com grafeno em colaboração com a Universidade de Cingapura. Entre os projetos estão o design e caracterização de moduladores de grafeno, dispositivos de fibra optofluidica e microestruturas de fibra ótica.

FEI

O Centro Universitário FEI, ou Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, é uma instituição privada com unidades localizadas nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo. Os cursos mais importantes da FEI são engenharia mecânica e elétrica, se destacando como a 7ª e 8ª mais importante do país.

A FEI possui pesquisa nas áreas de automação, dispositivos integrados e robóticas.

UFMG

A UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, foi fundada em 1927 e é considerada atualmente a 3ª melhor no Brasil pela RUF e a 11ª na América Latina de acordo com a QS University Rankings.

A universidade possui laboratórios que são utilizados para pesquisas em diversas áreas, incluindo elétrica, metrologia, tecnologias de comunicação a distância e serviços, aplicações industriais, computação e redes neurais artificiais.

Dentre os cursos oferecidos pela universidade no campo da tecnologia estão aeroespacial, controle e automação, elétrica e mecânica, sendo as últimas ocupando o 2º e 4º lugar no RUF, respectivamente.

ITA

O ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é uma instituição pública relacionada a Força Aérea Brasileira. O instituto está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, na cidade de São José dos Campos. O ITA é considerado uma referência no ensino de engenharia no Brasil.

Seis mil estudantes já se formaram no ITA desde a sua fundação em 1950. Atualmente, a instituição possui 700 graduandos e 1 700 em cursos de pós-graduação.

O ITA oferece os seguintes cursos de graduação e outros 22 cursos de especialização:

  • Engenharia aeronáutica
  • Engenharia eletrônica
  • Engenharia mecânica - aeronáutica
  • engenharia civil - aeronáutica
  • Engenharia de computação
  • Engenharia aeroespacial

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Lucas Boechat

Lucas Boechat

Contribuidores Editoriais