Fabricantes de Computadores no Brasil

Publicado: 19 Aug 2015

Última Atualização: 19 Aug 2015

O Brasil manteve o mercado para computadores desktop e laptops fortalecido nos últimos anos, com algumas empresas continuando como líderes no setor e na entrada de novos participantes na indústria.

Nesse artigo vamos ressaltar quem são os maiores fabricantes de computador no Brasil e em quais segmentos eles operam.

Fabricação de PCs no Brasil

A maioria dos líderes globais na fabricação de computadores estabeleceram uma linha de produção no Brasil, em sua maioria devido aos grandes benefícios fiscais que são oferecidos aos produtos feitos no país. A fabricação de computadores por empresas estrangeiras com base no país é normalmente voltada para a montagem de produtos, uma vez que grande parte dos componentes tecnologicamente mais avançados são importados de outros países.

Enquanto isso, as fabricantes nacionais de computadores tendem a produzir máquinas de baixo custo para alcançar uma parcela maior de público, utilizando componentes de menor qualidade e até mesmo incluindo itens periféricos para torná-los mais atraentes ao público nacional, como receptores de TV digital e óculos 3D.

Líderes de Mercado

Algumas fabricantes de computadores têm se mantido firmes na posição de liderança no setor devido a sua variedade na linha de produtos e base de usuários. Entre elas estão:

Positivo

A maior fabricante nacional de computadores, a Positivo Informática oferece uma variedade de produtos de baixa a média tecnologia, como computadores desktop, notebooks e all-in-one. Por atuar em todas as faixas de mercado, a empresa garantiu sua popularidade através de preços extremamente competitivos e a inclusão de características mais atraentes a sua linha de computadores, como receptores de TV digital e óculos 3D.

A fabricante produz mais de 430.000 computadores por mês, que são direcionados a grandes redes de revendedoras, empresas e instituições governamentais. A Positivo é também líder no mercado de tecnologia educacional, fornecendo soluções personalizadas pra escolas e outras instituições educacionais pelo Brasil. A empresa opera três fábricas nas cidades de Curitiba, Manaus e Ilhéus.

Dell

Um dos líderes globais na fabricação de computadores pessoais, a norte-americana Dell é outra grande produtora de dispositivos no Brasil. Sua grande variedade de produtos coloca a empresa em uma posição favorável no mercado brasileiro de computação, oferecendo equipamentos desde os mais baratos até os de alta performance em sua linha de produtos, com grande foco em venda direta para os mercados corporativos e TI.

Sua abordagem de vendas diretas foi pioneira no país. Por driblar os canais tradicionais de distribuição, a Dell permitiu que consumidores escolhessem os computadores que mais se ajustassem a suas necessidades, entregando-os diretamente em residências ou empresas, o que ajudou a fabricante a conseguir uma base leal de clientes. As operações da Dell no Brasil inclui uma fábrica em Hortolândia, onde a maior parte de seus produtos são montados e distribuídos.

HP

A gigante norte-americana de eletrônicos, HP, também está entre as líderes do mercado de computadores no Brasil, oferecendo uma linha de produtos que varia de média a alta performance para consumidores e clientes corporativos, incluindo desktops, notebooks e all-in-one.

As operações da HP no Brasil incluem os centros de fabricação no estado de São Paulo nas cidades de Jundiaí, operada pela Foxconn, e Sorocaba, operada pela Flextronics, que produzem a maior parte de seus computadores e impressoras.

Lenovo

A fabricante chinesa Lenovo empregou estratégias agressivas para se consolidar no mercado brasileiro nos últimos anos, incluindo a aquisição da fabricante nacional CCE.

A Lenovo oferece uma linha de produtos que varia desde baixo orçamento a dispositivos premium, em computadores, notebooks e all-in-ones. Suas instalações no Brasil incluem fábricas na cidade de Itú.

Outras Empresas Relevantes

Outras fabricantes de computadores mantém uma posição competitiva no mercado nacional, oferecendo linhas consolidadas de produtos e marcas estalecidas. Elas incluem:

CCE

Com grande foco em computadores acessíveis e componentes, a CCE era a maior fabricante nacional de computadores até sua aquisição pela Lenovo, em 2012. Seus produtos incluem uma variedade de notebooks com acesso à TV Digital e computadores desktop de entrada e all-in-one, fabricados no pólo industrial de Manaus.

LG

A gigante sul-coreana de eletrônicos oferece uma linha de notebooks e all-in-one baseados em sua tecnologia de telas de alta qualidade. A empresa conta com fábricas localizadas nas cidades de Manaus e Taubaté.

Mercado de Notebooks

Algumas das maiores fabricantes de PC e eletrônicos também oferecem uma linha de notebooks de grande popularidade no Brasil, entre elas estão:

Samsung

A empresa sul-coreana de eletrônicos Samsung possui grande importância no mercado de notebooks no Brasil, oferecendo uma grande variedade de produtos com foco na revenda e usuários finais. A produção de dispositivos da Samsung está dividida em instalações localizadas nas cidades de Manaus e Campinas.

Acer

Uma participante chave no mercado brasileiro de notebooks, a fabricante tailandesa Acer oferece uma diversidade de produtos bastante populares voltados para o consumidor. A fabricação de seus produtos é realizada através de parceiros contratados no Brasil.

Asus

A tailandesa Asus ganhou força no mercado de notebooks no Brasil com produtos de qualidade com preços razoáveis. Atualmente atua no Brasil a partir de fabricantes parceiros.

Semp Toshiba

A Semp Toshiba, fabricante japonesa de eletrônicos, oferece uma linha de notebooks de média a alta performance para o mercado brasileiros, com foco na revenda e no consumidor final. Tudo é produzido nas instalações da empresa na cidade de Manaus.

Fabricação de Computadores de Segmento

Algumas empresas possuem foco em um determinado segmento de público no mercado de computadores, como o jogos e all-in-ones acessíveis. Entre elas estão:

  • Movva: fabricantes de computadores desktop focado no mercado de games, com base em Manaus
  • X5: fabricante de computadores desktop para jogos, localizada em São Paulo
  • Avell: fabricante nacional de notebooks de alta performance e para jogos, localizada na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina
  • AOC: fabricante tailandesa de televisões investiu na produção de computadores acessíveis baseados no sistema Android para o mercado brasileiro

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira