Tecnopolos no Brasil

Publicado: 31 Aug 2015

Última Atualização: 31 Aug 2015

Centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia tradicionais e recentemente inaugurados indicam o potencial do Brasil para se tornar uma das principais fontes de inovação tecnológica no mundo. Nesse artigo vamos listas alguns dos principais tecnopolos do Brasil.

Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

Ainda que não seja considerado um país de ponta nos quesitos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico no mundo, o Brasil tem uma extensa história de inovação em diversas áreas da ciência. O país originou diversos avanços nos campos da agricultura, biocombustíveis, medicina e computação, que foram atingidos principalmente por causa da presença de universidades e institutos mundialmente respeitados.

Há algum tempo os governos federal, estaduais e municipais têm investido pesado na criação de novos polos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, conhecidos como tecnopolos, devido à alta rentabilidade que essas iniciativas oferecem ao longo prazo. Isso pode significar que a tradicional concentração desses centros nas prósperas regiões do Sudeste e Sul não será mais mantida, de modo que outras regiões também poderão oferecer as condições necessárias para a criação de grandes centros de pesquisa.

Atualmente, os principais tecnopolos do Brasil podem ser encontrados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, oferecendo os ambientes necessários para a criação de iniciativas inovadoras e contendo alguns dos centros de pesquisa mais avançados do país.

Campinas

A cidade de Campinas é um dos principais concorrentes ao título de “Vale do Silício brasileiro”, devido à concentração de institutos de desenvolvimento tecnológico e empresas da região.

A Unicamp, uma das universidades de maior prestígio do Brasil, é particularmente responsável por essa reputação, oferecendo alguns dos mais renomados cursos nos campos da engenharia, física aplicada e ciências da computação. Seus alunos não apenas foram os criadores de um grande número de empresas de desenvolvimento tecnológico, como é o caso da CI&T e da Padtech, mas também contribuíram para a criação de diversos programas para o desenvolvimento de startups da região. A cidade de Campinas também abriga as universidades Facamp e PUCCAMP, ambas das quais contribuem para os ramos de pesquisa e com a geração de mão-de-obra qualificada para empresas da cidade.

Algumas das instituições de destaque localizadas na região de Campinas incluem o CPqD, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, que é um dos mais respeitados desenvolvedores de tecnologia do país. Outra instituição notável é a Ciatec, a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, uma organização do governo municipal dedicada ao fomento da instalação e crescimento de empresas de alta tecnologia.

Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo da cidade também compõem um dos principais fatores para a instalação do grande número de empresas de desenvolvimento tecnológico na região. Empresas nos campos de computação, pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia, eletrônicos, mecânica e telecomunicações podem receber isenções de impostos como IPTU, ISS e ITBI. Campinas foi a primeira cidade do Brasil a oferecer incentivos fiscais para startups, desde novembro de 2014, garantindo a isenção de IPTU e ISS para essas iniciativas.

Recife

A capital do estado de Pernambuco se tornou um dos principais pontos de atração para empresas de tecnologia do Brasil após a introdução do programa Porto Digital por parte do governo estadual durante o ano de 2000.

A iniciativa do Porto Digital se refere a diversos incentivos fiscais oferecidos para empresas nos ramos de tecnologia da informação, software, telecomunicações e da economia criativa que se instalam nos bairros de Recife Antigo e Santo Amaro. O programa também prevê o investimento em institutos da região dedicados a desenvolvimento tecnológico, entre eles o C.E.S.A.R., o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Empresas de tecnologia que se puderam se beneficiar do programa Porto Digital são na maior parte dos casos de micro e pequeno parte, apesar de atrair também algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como a Microsoft, que inaugurou uma filial no Recife. Isso se deve aos incentivos fiscais e a alta quantidade de mão-de-obra qualificada disponível na região, devido à presença da Universidade de Pernambuco e o Centro de Informática na cidade.

São Carlos

Localizada no estado de São Paulo, a cidade de São Carlos já recebeu o título de capital tecnológica do Brasil devido ao grande números de institutos de P&D nessa região, entre os quais as universidades USP São Carlos, UFSCar e UNICEP. Essas universidades são responsáveis por alguns dos mais respeitados departamentos nos campos de engenharia, agricultura e biotecnologia, computação e física do Brasil.

Outros institutos de desenvolvimento tecnológico da cidade são os centros de pesquisa da Embrapa e o ParqTec, um parque tecnológico dedicado à incubação de novas empresas.

Porto Alegre

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, localizada na capital Porto Alegre, contém um dos principais parques tecnológicos do Brasil, conhecido como Tecnopuc. Com cerca de 18.000 metros quadrados, o centro de P&D agrega iniciativas nos campos de Tecnologia da Informação e Comunicação, tecnologia ambiental e indústria criativa.

O parque tecnológico oferece uma ligação entre a pesquisa acadêmica e a iniciativa privada ao incluir diversas incubadoras, laboratórios de alta tecnologia, centros empresariais e de inovação e agências de investimento.

São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo, é considerada um dos principais centros de desenvolvimento de tecnologia aeronáutica no Brasil, contendo os renomados Centro Técnico Aerospacial e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica. São José dos campos também abriga centros de desenvolvimento nos campos de saúde, tecnologias ambientais e comunicações, além de um parque tecnológico com área de 36 mil metros quadrados.

Santa Rita do Sapucaí

Localizada no estado de Minas Gerais, a pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí é conhecida por ser a sede de alguns dos principais centros de desenvolvimento tecnológico nos campos de telecomunicações e eletrônicos. A cidade hospeda institutos históricos e respeitados, como a Escola Técnica de Eletrônica, o Instituto Nacional de Telecomunicações e a Faculdade de Administração e Informática, que promovem o desenvolvimento de startups da região através de uma séries de programas e incentivos.

Tecnopolos de Destaque e em Desenvolvimento

Alguns dos mais notáveis e potenciais tecnopolos do Brasil incluem:

  • Rio de Janeiro: A Universidade do Rio de Janeiro durante os últimos anos fomentou a criação de um grande parque tecnológico em uma área de 350.000 metros quadrados, que deverá ser tornar um dos principais centros de desenvolvimento tecnológico para os ramos de energia, informática e engenharia ambiental do pais no futuro
  • Florianópolis: A capital do estado de Santa Catarina contém um notável centro de pesquisa e incubação ligado à respeitada Universidade Federal de Santa Catarina
  • Londrina: Localizada no estado do Paraná, a cidade recentemente passou a oferecer incentivos fiscais com o objetivo de fomentar a criação de um polo tecnológico
  • Belo Horizonte: A capital de Minas Gerais atualmente é a sede de um dos principais centros de startups do Brasil, conhecido como San Pedro Valley, e também abrigará um grande parque tecnológico ligado à UFMG, que está em processo de construção
  • Curitba: A capital do Paraná inaugurou um parque tecnológico e passou a oferecer incentivos fiscais para empresas que promovem P&D e recentemente expandiu o alcance dos incentivos para toda a cidade

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira