Publicidade Online em Banners no Brasil

Publicado: 2 Oct 2015

Última Atualização: 2 Oct 2015

Formatos gráficos, como imagens e banners, são alguns dos meios mais tradicionais de se atingir consumidores em ambientes online. Nesse artigo vamos descrever o mercado brasileiro para publicidade em formato de banners.

Publicidade Online no Brasil

O setor de publicidade no Brasil atualmente segue a tendência global de aumento dos investimentos em plataformas de anúncios online. Ainda que mais de 98% dos domicílios brasileiros contem com pelo menos uma televisão, e apenas 40% contem com uma conexão de banda larga, os anúncios online têm se tornado cada vez mais relevantes, por diversas razões.

A primeira delas é a de que consumidores brasileiros passam mais tempo online do que em qualquer outra mídia. De acordo com pesquisa da empresa de análise de mercado ComScore, usuários brasileiros são os que passam mais tempo online de todos os analisados na América Latina.

Além disso, a publicidade online é capaz de atingir públicos segmentados, e desse modo ser mais eficiente do que a publicidade em mídias tradicionais. Anúncios online também podem ter sua eficácia medida com precisão e ser apresentados em diversos formatos, a fim de atingir o público de maneira eficiente.

A publicidade online permite que sites, por exemplo, utilizem cookies para rastrear os tipos de produtos que usuários pesquisaram em lojas online e apresentem anúncios direcionados especificamente para o seu perfil. Consumidores brasileiros são alguns dos que menos se incomodam com a presença de anúncios na internet, segundo pesquisas recentes, o que torna esse mercado ideal para o segmento da publicidade online.

Vantagens da Publicidade de Displays

Anúncios online podem ser apresentados em uma variedade de formatos, como links de texto ou até mesmo vídeos. A publicidade através de banners, também chamada de display, é uma das formas mais versáteis de apresentar anúncios online, podendo ter os formatos de imagens estáticas, vídeos ou conteúdo interativo. Esses formatos são conhecidos como conteúdo de Rich Media, e são compatíveis com plataformas de redes sociais e de dispositivos móveis.

Sistemas de publicidade em displays podem ser combinados com tecnologias de segmentação para rastrear consumidores e exibir anúncios específicos, relacionados com o que já foi pesquisado ou comprado por eles. Existem, atualmente, sistemas de publicidade online que permitem que anúncios segmentados sejam apresentados em forma de displays para consumidores em ambientes de redes sociais e de dispositivos móveis, utilizando tecnologias de rastreamento de usuários para aumentar a eficácia de campanhas de publicidade.

Segundo o relatório Brazil Future in Focus 2015 da empresa de análise de mercado Comscore, a publicidade de banners é um dos formatos de anúncios mais comuns no Brasil. Segundo as pesquisas, cerca de 69% dos anúncios de displays são de imagens estáticas, enquanto 29% são em formatos Flash e 2% são de formatos Rich Media.

Maiores Anunciantes e Publishers

De acordo com as pesquisas da Comscore empresas como Netshoes e MRV Engenharia estão entre as maiores anunciantes online do Brasil. O ranking das 10 empresas que mais investem em publicidade online no formato de displays, segundo uma contagem de impressões referentes ao período entre outubro de 2014 e março de 2015, inclui:

  • Netshoes: 8,2 milhões de impressões
  • MRV Engenharia: 7 milhões de impressões
  • Dafiti: 5,6 milhões de impressões
  • Globo: 5,3 milhões de impressões
  • Microsoft: 4,8 milhões de impressões
  • UOL: 4,5 milhões de impressões
  • B2W: 3,9 milhões de impressões
  • Telefonica: 3,7 milhões de impressões
  • Banco Itaú: 3,4 milhões de impressões
  • Google: 2,9 milhões de impressões

O relatório também indica que os maiores publishers de anúncios em formato de banners são os portais de conteúdo, como UOL, Terra e Globo.com, que concentram 37% de todas as impressões de anúncios do país. Redes sociais representam 35% das impressões de anúncios, sendo que o Facebook, a rede mais popular do país, é responsável pela maioria dessas impressões. Outras categorias de sites que mais veiculam anúncios em formato de displays incluem:

  • Entretenimento: 10%
  • Notícias/Informação: 8%
  • Esportes: 3%
  • Estilo de Vida: 2%
  • Comércio: 1%
  • Jogos: 1%
  • Busca/Navegação: 1%
  • Diretórios/Recursos: 1%

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Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira