Plataformas de afiliados no Brasil

Publicado: 16 Jun 2015

Última Atualização: 16 Jun 2015

O marketing de afiliados é um lucrativo sistema de recompensas e um modo prático para um negócio atrair mais consumidores ao seu site. Neste artigo, nós vamos listar as principais plataformas de afiliados no Brasil.

O e-commerce no Brasil alcançou lucro de R$ 35,8 bilhões de reais em 2014, um crescimento total de 24% comparado ao ano anterior. Estimativas apontam para um aumento de 20% nas vendas de 2015, totalizando R$ 43 bilhões de reais. Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 61,1 milhões de consumidores online.

O mercado de afiliados é responsável por apenas 5% dos lucros em e-commerce no Brasil, enquanto nos Estados Unidos alcança 23%. De acordo com o E-bit, um grande desafio para o mercado de afiliados é o segmento de comércio por aparelhos móveis, que já representa 9,4% de compras online. Contudo, esta plataforma de marketing ainda não está totalmente preparada para esse segmento.

De acordo com especialistas, o marketing online no Brasil ainda é pouco desenvolvido se comparado a outros países. Páginas brasileiras, por exemplo, deveriam oferecer melhor experiência para os consumidores, entregando melhor storytelling para mais engajamento e comunicação com eles.

O marketing digital é um dos pontos mais importantes que negócios online devem considerar para garantir relevância entre leitores e consumidores. Um modo rápido e prático para aumentar os ganhos é o marketing de afiliados. Esse método é baseado em um modelo de lucro de vendas compartilhado entre as empresas e terceiros, os afiliados. Geralmente, os envolvidos neste processo são a marca, a plataforma, o publishers e o consumidor.

Principais plataformas de afiliados

O mercado online brasileiro está entre os maiores do mundo, mesmo com a necessidade de algumas melhoras. A fim de ajudar as marcas a ganhar relevância entre seus consumidores, programas de afiliados estão surgindo como uma solução para angariar mais lucros e melhorar os resultados. Nós selecionamos as principais plataformas que atendem clientes de todos os níveis no Brasil, oferecendo gerenciamento de campanhas de acordo com suas necessidades.

NetAffiliation

A NetAffiliation é parte do grupo Kwanko. Criada em 2003, a empresa é uma das maiores na Europa e está presente em diversos países do mundo. Ela oferece vários tipos de plataforma visando a performance na rede e ambientes móveis.

A NetAffiliation tem mais de 170 mil sites afiliados incluindo Walmart, L’oréal, Trivago, The Body Shop e Fnac.com. Os afiliados podem escolher entre as opções de comissão o custo por ação, custo por clique, custo por lead e custo por mil impressões. O rastreamento é feito por uma tecnologia personalizada de impressão digital, baseada em uma assinatura digital. A plataforma oferece suporte para mídia display, disparo de e-mail e outros formatos de comunicação.

Afilio

A empresa foi criada no Brasil, em 2008, e está entre as mais relevantes do mercado nacional. Seus serviços são voltados para o marketing performance em leads, vendas e visibilidade da marca. A Afilio também está presente em outros países, com uma base de clientes que inclui TAM, iTunes, UOL, Netshoes e FastShop.

A empresa trabalha com diversos modelos comerciais, que incluem custo por mil impressões, custo por clique, custo por ação, custo por lead, custo por e-mail enviado e custo por instalação. O pagamento é normalmente realizado após o término da campanha e aprovação da marca. A Afilio utiliza um sistema próprio de rastreamento que é compatível com todos os formatos de anúncio. A plataforma oferece diversos canais para campanhas como e-mailing, anúncios de mídia display, pop under, etc.

Lomadee

Parte do Buscapé Company, a Lomadee oferece diversas ferramentas para o marketing online e conta com anos de experiência no segmento. A plataforma foi criada em 2009 e juntou-se ao programa de afiliados Buscapé e Bondfaro Brasil. Em 2011, a Lomadee tinha aproximadamente 70 mil afiliados incluindo a Dafiti, Submarino, Ricardoeletro.com e Nike.com.

A Lomadee trabalha com diferentes formatos de forma a adequar-se melhor ao modelo de negócio dos publishers. Os clientes podem escolher entre custo por mil impressões, custo por clique, custo por duplo-clique, custo por ação, custo por vendas, custo por lead e custo por download. As marcas devem ser aprovadas pela Lomadee, que oferece anúncios específicos a eles.

zanox

A zanox está entre as mais importantes empresas de marketing performance na Europa. Através de parceira com a Affiliate Window e eprofessional, junta mais de 4.300 publishers. O grupo fundado em 2000 tem sua sede em Berlim e outros escritórios pelo mundo, incluindo o Brasil. Entre seus clientes estão a Netshoes, Decolar.com, ASOS e Hotel Urbano.

A zanox oferece uma ampla variedade de serviços como marketing de afiliados, performance de mídia display, ferramentas para desenvolvedores e campanhas de afiliados, encontrando configurações personalizadas para trazer resultados relevantes à marca. As plataformas utilizam rastreamento por identidade, cookies e impressão digital, que utiliza uma identidade baseada em uma assinatura digital para conferir confiabilidade e segurança na coleta de dados. A duração do rastreamento por cookies pode ser configurada para até 90 dias.

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Autor do Artigo

Lucas Boechat

Lucas Boechat