Provedores de Internet no Brasil

Publicado: 12 Nov 2015

Última Atualização: 12 Nov 2015

O Brasil está entre os maiores países do mundo, desta forma é comum que até mesmo os maiores provedores de internet, ou ISP em inglês, não ofereçam cobertura total em diversos locais pelo território nacional. Atualmente o país tem 25,23 milhões de acessos de internet banda larga fixa, segunda a ANATEL, estando presente em aproximadamente 38% das residências. Esses usuários estão concentrados principalmente nos estados das regiões Sudeste e Sul, com soma de aproximadamente 19 milhões de usuários.

Principais Provedores de Internet

Abaixo você encontra uma lista com os maiores provedores de internet disponíveis no Brasil de acordo com a ANATEL, que detém em torno de 90% de todos os acessos no país, com cobertura nas principais capitais e regiões metropolitanas.

Algar Telecom

A Algar Telecom está disponível no oeste do estado de Minas Gerais, norte de São Paulo e cidades específicas em Goiás. Até agosto de 2015, a empresa contava com aproximadamente 444 mil assinantes, com um market share de 1,76%. Dependendo do plano contratado a velocidade de conexão pode atingir 20 Mbps para pessoas físicas e 200 Mbps para empresas.

Oi

A Oi é a segunda maior provedora no Brasil, com 6,5 milhões de acessos, correspondendo a 25,5% de participação no mercado. A ISP possui cobertura em todas as regiões do país, presente em todos os estados exceto São Paulo, o maior mercado no pais. A velocidade de conexão oferecida pode alcançar 35 Mbps em determinados planos.

Sky

A Sky Internet está disponível na maioria dos estados brasileiros, contudo apenas em cidades selecionadas, atualmente somando 216 mil acessos. O provedor oferece acesso à internet através da tecnologia 4G, com velocidades de 2 Mbps e 4 Mbps. A Sky não possui planos corporativos.

Live TIM

A Live TIMpossui cobertura apenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo internet com tecnologia de fibra óptica com velocidade de conexão entre 35 Mbps e 1 Gbps para pessoas físicas e entre 50 Mbps a 90 Mbps para clientes corporativos. Atualmente, o provedor possui 206,3 mil assinaturas, com 0,82% de market share.

Vivo

A Vivo já está operando em diversos estados do Brasil, oferecendo internet residencial através da tecnologia 4G. Contudo, a banda larga fixa está disponível apenas no estados de São Paulo, incluindo fibra óptica, com velocidade de conexão de até 200 Mbps no plano mais avançado. A Vivo possui em torno de 4 milhões de assinaturas, com participação de 26,24%.

NET Virtua

A NET é atualmente a maior provedora no Brasil, detendo sozinha 32% de todos os assinantes de internet no país. Atendendo todas as regiões, está presente na maioria dos estados, exceto Acre, Sergipe, Rondônia, Roraima e Tocantins. A NET Virtua oferece velocidades de conexão entre 2 Mbps e 500 Mbps, com fibra óptica disponível em localidades específicas.

GVT

A GVT possui a mais moderna infraestrutura de internet no Brasil, cobrindo todo o país, exceto a região Norte. Recentemente, a provedora foi adquirida pela Telefónica, também dona da Vivo, que fundirão ambos os sistemas no futuro. A GVT oferece conexão com velocidade de até 150 Mbps.

Unitelco

A Unitelco, especialista em conexão via rádio para o mercado corporativo possui cobertura em São Paulo, Rio de Janeiro e Sul de Minas. Possui infraestrutura redundante, backbone próprio de alta capacidade e suporte técnico especializado 24x7x365. Atua também no fornecimento de Links temporários para eventos e oferece conexão com velocidades de 5 Mbps até 1 Gbps.

Provedores de Internet Regionais

Nós também selecionamos uma lista de provedores regionais, disponível em áreas por vezes não cobertas pelos provedores maiores. Nesses casos, os serviços tendem a ser limitados e a velocidade de conexão banda larga tem uma média de 10 Mbps. Contudo, alguns usuários preferem contratar os serviços de um ISP alternativo devido à praticidade e menor burocracia relacionado ao atendimento ao cliente. A maioria dos provedores listados abaixo oferecem planos de internet residenciais e empresariais.

Pará / Amapá

Interconect - disponível na região metropolitana de Belém, no estado do Pará, oferecendo velocidade de conexão de até 72 Mbps.

Você Telecom - cobrindo as cidades de Macapá e Santana no estado de Amapá, a provedora possui planos de conexão com velocidade de até 50 Mbps com tecnologia de fibra óptica.

Pronto Net - um dos principais provedores da região Amazônica, principalmente nas cidades de Belém e Macapá, a empresa oferece acesso à internet através de fibra, cabo e rádio para ambos clientes corporativos e residenciais.

Minas Gerais

ValeNet - localizada na região da cidade de Buritis, a provedora também possui cobertura na cidade de Cabeceiras no estado de Goiás, voltada principalmente para clientes na área rural. A ValeNet oferece internet banda larga via rádio com velocidade de 1 Mbps.

WiBand - o provedor atende a região no entorno da cidade de Santa Bárbara, incluindo as cidades de Alvinópolis, Barão dos Cocais, Caeté, Catas Altas, João Monlevade, Nova União, Sabará e Taquaraçu de Minas. A velocidade de conexão oferecida varia entre 1 Mbps e 10 Mbps para ambos clientes corporativos e residenciais.

WKVE Telecom - cobrindo a maioria das cidades do leste e sudoeste do estado, incluindo Governador Valadares, Ouro Preto, Congonhas, Jequitinhonha, Teófilo Otoni e Montes Claros. Oferecendo velocidades entre 300 Kbps e 1 Mbps.

Provernet - o provedor está disponível em diversas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, incluindo Santa Luzia, Vespasiano, Ribeirão das Neves e São José de Almeidas, com velocidade entre 1 Mbps e 3 Mbps.

Netcetera - oferecendo planos de até 25 Mbps, o provedor tem cobertura principalmente no interior do estado, geralmente em cidades menores.

Conecta Minas - disponível nas maiores cidades do estado, incluindo Belo Horizonte, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete e região, oferecendo planos entre 5 Mbps e 100 Mbps, com a opção de conexão via fibra óptica em velocidades maiores.

R7 Telecom - o ISP oferece velocidades de conexão de até 10 Mbps e diversas opções de planos. A R7 Telecom opera nas cidades de Belo Horizonte, Sabará e Santa Luzia.

Justweb Telecomunicações - com cobertura nas cidades de Justinópolis, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Vespasiano, o provedor oferece planos entre 2 Mbps e 5 Mbps para ambos clientes corporativos e residenciais.

Axtelecom - disponível na região de Poços de Caldas, Pouso Alegre e Alfenas, utilizando tecnologia a cabo, rádio e fibra óptica, oferecendo planos de até 100 Mbps.

CEMIG Telecom - o provedor oferece infraestrutura de fibra óptica com velocidades de até 622 Mbps para clientes corporativos, disponível em todo o estado de Minas Gerais.

Brasília

Logtel Telecom - atendendo grande parte da região das cidades de Brasília e Cristalina, a provedora oferece planos para clientes residenciais e corporativos, além de links dedicados.

Paraíba

BR27 Tecnologia - o provedor está disponível principalmente no estado da Paraíba, também atendendo cidades em São Paulo e Sergipe, com planos de conexão entre 1 Mbps e 100 Mbps, utilizando tecnologia de fibra óptica.

Tely - disponível nas principais cidades da Paraíba, incluindo a capital João Pessoa, o provedor oferece velocidade de conexão entre 10 Mbps e 60 Mbps para clientes individuais e corporativos.

Enter IW - oferecendo planos apenas para clientes corporativos, a Enter IW atende as cidades de São José do Rio do Peixe, Triunfo, Poço de José de Moura, Uiraúna, Bernardino Batista e Poço Dantas. O provedor possui tecnologia de rádio e cabo, com velocidades de 512 Kbps e 3 Mbps para conexões via rádio e até 3 Mbps para cabo.

Rio Grande do Sul

Tchê Turbo - disponível principalmente na cidade de Frederico Westphalen, incluindo algumas cidades no interior de Santa Catarina e Paraná, como Pinhalzinho, Chapecó, Xanxerê e Dionísio Cerqueira. O provedor oferece planos para clientes corporativos, variando entre 5 Mbps e 100 Mbps, e pessoas físicas, entre 600 Kbps e 4 Mbps.

Tri Internet - o provedor oferece internet apenas para clientes corporativos, com velocidade de até 25 Mbps através de fibra óptica. A Tri Internet possui cobertura nas regiões das principais cidades do estado, incluindo Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão.

Mhnet Telecom - atende a região norte do Rio Grande do Sul e o oeste do estado de Santa Catarina, o provedor oferece serviços de internet com tecnologia de rádio e fibra óptica com velocidades de 1 Mbps e 2 Mbps para residências e 10 Mbps e 15 Mbps nos planos corporativos.

CertelNET - cobrindo as principais cidades do interior do estado, o provedor oferece acesso à internet via rádio e fibra óptica, com planos de até 10 Mbps para residências e 15 Mbps para clientes corporativos.

Giga Internet - oferece velocidade de até 10 Mbps com tecnologia de rádio, o provedor possui cobertura sobre os municípios de Gramado, Canela, Três Coroas, Esteio e Sapucaia do Sul.

Webmax Internet - o provedor oferece serviços de internet para a região metropolitana de Porto Alegre, com conexão de até 3 Mbps.

Sebratel Internet - disponível em 20 das principais cidades do estado, como Triunfo, Gramado, São Leopoldo e Taquara, o ISP oferece planos de internet com velocidades de até 20 Mbps e link dedicado para clientes corporativos.

Guaíba Telecom - a provedora oferece internet banda larga para as cidades de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e Sertão Santana.

GTC Telecom - fornece acesso à internet através de rádio e fibra óptica, a provedora possui planos de até 3 Mbps tanto para clientes corporativos e individuais.

Naja Telecomunicações - o provedor oferece conexão através de rádio com velocidades entre 256 Kbps e 10 Mbps, atendendo cidades como Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Vacaria e Vila Maria.

Paraná

Sercomtel - um dos maiores provedores do estado, a Sercomtel está disponível em diversas cidades incluindo a região metropolitana de Londrina, e em parceria com a Copel possui cobertura estendida para a maioria das cidades do Paraná.

Copel Telecom - disponível em 399 municípios com tecnologia de fibra óptica, a Copel oferece conexão de 20 Mbps a 100 Mbps para residências e apenas 100 Mbps para clientes corporativos.

CTBA Telecom - atende as cidades de Curitiba, Araucária, Lapa, Guaratuba e Quitandinha. O provedor possui planos de 5 Mbps a 25 Mbps, com opção para fibra óptica nas regiões disponíveis. Não há planos para clientes corporativos.

Sitnet Provider - conta com cobertura em determinados municípios vizinhos a região metropolitana da cidade de Curitiba, o Sitnet Provider oferece planos com velocidade de até 20 Mbps para clientes corporativos e 15 Mbps para residenciais, utilizando tecnologia de rádio.

Santa Catarina

Sul! Internet - o provedor oferece conexão de até 4 Mbps, contando com planos específicos para clientes corporativos, em diversas cidades de Santa Catarina e Paraná, como Joinville, Balneário Camboriú, Curitiba e Paranaguá.

Unifique - disponível na maioria das regiões do estado, o provedor utiliza tecnologia de rádio e fibra óptica para oferecer conexão para tanto residências, de 600 Kbps a 2 Mbps, quanto para empresas, com velocidade de 1 Mbps e 2 Mbps.

Ceará

Multiplay Telecom - atendendo principalmente a região metropolitana de Fortaleza, o provedor oferece planos de até 50 Mbps, utilizando cabo coaxial e fibra óptica.

Mob Telecom - o provedor oferece acesso à internet em mais de 30 municípios no estado, com cobertura parcial no Pará, Bahia, Piauí e Maranhão, utilizando tanto rádio e fibra óptica.

Arena Net - oferece cobertura na região no entorno da cidade de Limoeiro do Norte, o provedor oferece conexão via rádio e fibra óptica, com velocidade de até 10 Mbps.

AtualNet Telecom - a provedora oferece internet para diversas cidades do interior cearense, incluindo algumas no estado da Paraíba, com planos de até 20 Mbps.

Rio de Janeiro

West - disponível nas cidades de Teresópolis, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios e outras 11 cidades, a West é a maior provedora da região norte do estado, oferecendo planos de até 50 Mbps. A empresa conta também com serviços para clientes corporativos em rede metro-ethernet em parceria com a DATACOM.

FHP Internet - oferece conexão banda larga com velocidades que variam entre 35 Mbps e 100 Mbps para residências no subúrbio da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Mundivox - possui cobertura apenas na cidade do Rio de Janeiro, provendo internet banda larga fixa por fibra óptica, com velocidade de conexão de até 16 Mbps para residências e opções flexíveis para clientes corporativos.

Brasilnet - a ISP está disponível nas cidades de Cantagalo, Bom Jardim, Cordeiro, Duas Barras e Santa Maria Madalena, e também em alguns municípios dos estados do Paraná e Minas Gerais, com velocidades de até 20 Mbps, dependendo da localização.

Viamarte Telecom - operando apenas no município de Cabo Frio, a provedora oferece conexão via rádio e fibra óptica, com velocidades que variam entre 1 Mbps e 40 Mbps, dependendo do plano contratado.

Amazonas

Alfa Telecom - a provedora oferece acesso à internet através de fibra óptica com velocidade de até 50 Mbps, atendendo a região metropolitana de Manaus e algumas áreas vizinhas.

Rio Grande do Norte

Cabo Telecom - atende a cidade de Natal e regiões vizinhas, com planos entre 5 Mbps e 50 Mbps.

Brisanet - oferece conexão banda larga para as principais regiões do interior do Rio Grande do Norte, além de outros estados como Ceará e Paraíba, com tecnologia via rádio com velocidade de até 3 Mbps.

Pernambuco

PierNet Telecom - utilizando tecnologia de rádio e fibra óptica, a provedora oferece internet para a região metropolitana do Recife e municípios costeiros, com planos de até 15 Mbps. A PierNet não possui planos voltados para clientes corporativos.

Sim TV - o provedor está disponível em diversos estados além de Pernambuco, incluindo a Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com velocidade de conexão entre 1 Mbps e 20 Mbps.

Vescnet - disponível na região metropolitana da cidade de Recife e entorno, oferece acesso à internet por fibra óptica.

São Paulo

SCW Telecom - a provedora oferece conexão banda larga para a cidade de São Carlos via rádio e fibra óptica, atingindo velocidades de até 5 Mbps.

WiNet Telecom - possui cobertura nas cidades de Guarulhos, Suzano e Itaquaquecetuba com planos para residências e clientes corporativos com velocidade de até 4 Mbps

Vmax Telecom - disponível nas principais cidades do interior paulista, como Campinas, Atibaia, Itatiba e Piracicaba, oferecendo conexão de até 5 Mbps, dependendo da disponibilidade. Já para planos empresariais pode alcançar 10 Mbps.

Uoow - o ISP disponibiliza velocidade de até 20 Mbps tanto para clientes residenciais e corporativos, atendendo a região de Limeira.

Assim - a provedora atende o sudoeste do estado, incluindo as cidades de Presidente Prudente, Piquerobi, Santo Expedito e Alfredo Marcondes, utilizando fibra óptica para velocidade de 20 Mbps.

Network Telecomunicações - fornece acesso à internet para a cidade de Limeira, com planos residenciais e corporativos.

Futuronet - possui cobertura na cidade de Amparo, utilizando rádio e fibra óptica em planos de até 50 Mbps.

Cabonnet - atende 27 municípios no estado, incluindo Assis, Bastos, Presidente Prudente, Taubaté, Osasco e Pindamonhangaba, com tecnologias de rádio, cabo e fibra óptica, disponíveis em localidades específicas, para velocidades de 50 Mbps.

w2i Telecom - seus serviços estão disponíveis nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos, com velocidade de até 4 Mbps para residências e 10 Mbps para empresas.

Net Turbo Telecom - atuando principalmente na região metropolitana de Campinas, além de outras cidades no estado com tecnologia via rádio e fibra óptica para velocidades de até 30 Mbps.

Conexão Telecom - com maior presença em São Paulo, o provedor também cobre algumas cidades de Minas Gerais, com opção para planos com fibra óptica. A velocidade de conexão por atingir 20 Mbps para residências e 50 Mbps para empresas.

IDC Telecom - cobrindo as principais cidades da região metropolitana de São Paulo como Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guararema, oferecendo conexão banda larga com velocidades de até 10 Mbps.

On Telecom - oferece acesso à internet através da tecnologia 4G com planos de até 15 Mbps, com pacote de dados limitado. A On Telecom atende 133 cidades no interior paulista, incluindo Itatiba, Vinhedo, Valinhos e Louveira.

Obtenha Auxílio em Mobile e Telecom agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Lucas Boechat

Lucas Boechat