Plataformas de Jogos Mais Populares no Brasil

Publicado: 28 Sep 2015

Última Atualização: 28 Sep 2015

O mercado de jogos do Brasil cresceu exponencialmente nos últimos anos, e oferece oportunidades para fabricantes e distribuidores desse tipo de produtos. Nesse artigo vamos tratar do cenário atual do mercado de jogos no Brasil e listar os consoles mais populares no país.

Crescimento de Consoles e Popularidade de Dispositivos Móveis

Como já é de conhecimento comum, o mercado de jogos do Brasil foi severamente afetado por questões como pirataria e importação ilegal desse tipo de produto. Nos últimos anos, no entanto, o cenário do país mudou significativamente. O aumento do poder aquisitivo da população, somado à redução de preços dos produtos, levou a um aumento considerável da venda de consoles e jogos por lojas regulamentadas.

Ainda que seja uma tarefa difícil encontrar números precisos sobre a venda desse tipo de produto no Brasil, pesquisas da Abragames, a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos, indicam que o mercado nacional tem apresentado crescimento anual de 9% a 15% desde 2010. Além dos tradicionais consoles e PCs, uma categoria de plataforma de jogos que cresceu rapidamente nos últimos anos foi a de dispositivos móveis, que são hoje um dos principais meios para brasileiros consumirem esse tipo de entretenimento.

Uma das principais características dos jogos de dispositivos móveis é a ampla disponibilidade de conteúdo gratuito, que é especialmente relevante para o público brasileiro, principalmente quando se considera que jogos de console podem custar até um terço de um salário mínimo. Jogadores brasileiros, já há algum tempo, têm se mostrado como um dos públicos mais interessados no conteúdo freemium do mundo. Essa categoria se refere aos títulos gratuitos que requerem pagamento apenas para itens adicionais.

Plataformas de jogos mais populares do Brasil

O público brasileiro consome jogos através de uma variedade de plataformas, como indica uma pesquisa de 2015 realizada pela desenvolvedora Sioux e a empresa de análise de mercado Blend. Os resultados mostram que apesar de plataformas antigas ainda se manterem relevantes para o público brasileiro, os consoles lançados recentemente e dispositivos móveis tomaram uma grande fatia desse mercado.

Smartphones

Cerca de 82% de jogadores brasileiros utilizam smartphones para jogar, enquanto 32% consideram essa sua plataforma favorita. O sistema operacional Android é o mais popular para esses usuários, com 75% desse mercado, seguido pelo iOS, com 11% e o Windows, com 7%. Cerca de um terço desses jogadores baixam novos títulos toda semana, enquanto 75% baixam apenas títulos gratuitos. Em média, esses jogadores gastam cerca de R$ 30 em aplicativos por mês.

Computadores

Cerca de 71% de jogadores brasileiros consomem jogos através de computadores, enquanto 28% consideram essa plataforma como sua favorita. Seis de cada dez jogadores utilizam apenas computadores portáteis, enquanto 27% utilizam apenas computadores de mesa. O Windows 7 é o sistema operacional mais popular para jogadores brasileiros, com adoção de 44%, seguido pelo Windows 8, com adoção de 33.9%. Lojas físicas e online são os canais de venda favoritos desse público para a compra de novos títulos.

Consoles de Jogos

Mais de 55% de jogadores brasileiros jogam em consoles dedicados, e 31% consideram esse tipo de plataforma como suas favorita. A taxa de penetração dos consoles mais populares inclui:

  • Xbox 360: 42,9%
  • Playstation 2: 38,9%
  • Playstation 3: 30,3%
  • Playstation 4: 10,4%
  • Nintendo Wii: 9,8%
  • Xbox One: 7%

Em termos de consoles preferidos, a pesquisa apresenta resultados similares, que incluem:

  • Xbox 360: 42%
  • Playstation 3: 27%
  • Playstation 4: 18%

Dos jogadores avaliados, 63% compram consoles de vendedores autorizados, enquanto 17% compram do “mercado cinza” e 14% compram durante viagens ao exterior.

Tablets

Segundo a pesquisa, 37% dos jogadores brasileiros usam tablets para jogar, e 7% desse público considera os considera sua plataforma favorita. O sistema operacional Android é encontrado em 78% desses dispositivos, seguido pelo iOS, em 16,4% deles, e o Windows 8, em 1,6%.

Obtenha Auxílio em Entretenimento agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira