Métodos de Pagamento para Games no Brasil

O mercado brasileiro de games cresceu significativamente nos últimos anos, levando distribuidores a adotar múltiplos métodos de pagamento para alcançar um público maior no país. Nesse artigo vamos apontar quais são os métodos de pagamento mais comuns para games no Brasil.

Mercado Brasileiro de Games

O mercado brasileiro de games é o maior da América Latina, faturando cerca de R$ 900 milhões por ano, segundo analistas desse segmento. Jogos de console e PC’s têm demonstrado crescimento em vendas, e distribuidores desses produtos encontram caminhos para superar desafios antigos desse setor no país, como pirataria e alta carga tributária.

Jogos online, casuais e de redes sociais também têm demonstrado taxas de crescimento sólidas no mercado brasileiro. Esses games não necessitam de pagamento inicial, mas oferecem vários produtos e pequenos benefícios para jogadores, um modelo de monetização conhecido como “free-to-play”, ou baseado em micro-transações.

Os métodos de pagamento utilizados para games no Brasil são variados. O consumidor desses produtos tende a realizar a maior parte das compras em lojas físicas, que são de onde a maior parte da receita de jogos de console é gerada. O cenário das transações online para games no Brasil é mais complexo, pelos múltiplos tipos de pagamento oferecidos por empresas desse ramo. Alguns desses métodos incluem cartões pré-pagos vendidos em supermercados e lojas do varejo, boletos bancários, mensagens de SMS, e transferências bancárias, além do tradicional pagamento por cartão de crédito.

Métodos de Pagamento

Alguns dos métodos de pagamento mais aceitos para games no Brasil incluem:

  • Cartão de crédito
  • Boleto Bancário
  • Cartões pré-pagos
  • Mensagens SMS, que integram a operadora de telefonia com empresas de jogos e são cobradas na conta de celular
  • Paypal

No caso de jogos para dispositivos móveis, o método de cobrança na conta de telefonia também é utilizado no Brasil, ainda que seja limitado a algumas parcerias de operadoras e lojas de aplicativos. Este é o caso da operadora Claro, que desde 2015 permite que aplicativos e compras dentro de aplicativos da loja Microsoft Store sejam pagos na conta de seus assinantes de serviços de telefonia celular, tanto no caso de planos pré-pagos e pós-pagos.

Há também serviços e intermediadores de pagamento especializados na oferta de créditos para uma variedade de jogos e que aceitam múltiplos tipos de pagamento. Alguns desses incluem:

  • UOL Go4Gold: Serviço criado pelo portal brasileiro UOL que oferece a venda de créditos para múltiplos jogos online e que aceita pagamento por Boleto Bancário, cartão de crédito, transferência bancária e Paypal
  • Rixty: Loja de créditos para games que oferece suporte para múltiplos títulos e oferece cartões pré-pagos em lojas físicas e pagamento online por Boleto Bancário, transferência bancária e cartão de crédito

Meios de Pagamento Oferecidos por Distribuidoras e Lojas no Brasil

Os meios de pagamento oferecidos pelas distribuidoras e lojas de jogos online mais populares no Brasil servem como referência para as práticas mais comuns desse setor no país.

Level Up! Games

A distribuidora de jogos online filipina gerencia alguns dos títulos mais populares do país, como Ragnarok Online, Grand Chase e Combat Arms. Alguns dos métodos de pagamento aceitos para esses games incluem cartão de crédito, boleto bancário, cartões pré-pagos e mensagens de SMS.

Facebook Games

Jogos acessíveis dentro do ambiente da popular rede social cresceram substancialmente entre o público brasileiro nos últimos anos, particularmente no caso de fenômenos desse segmento como Candy Crush Saga e Farmville. Os métodos de pagamento para jogos do Facebook no Brasil incluem cartão de crédito, Paypal, mensagens de SMS, Boleto Bancário, transferência bancária e cartões pré-pagos.

League of Legends

Desenvolvido pela empresa norte-americana Riot Games, o título League of Legends cresceu em ritmo acelerado no Brasil, o que motivou a companhia a abrir um escritório no país em 2012. Os métodos de pagamento aceitos para o game incluem cartão de crédito, Boleto Bancário, transferência bancária, mensagens de SMS e UOL Go4Gold.

World of Warcraft

O popular jogo de RPG online desenvolvido pela Blizzard Entertainment foi lançado oficialmente no Brasil em 2011. Os métodos de pagamento para o game incluem cartão de crédito, transferência bancária, Boleto Bancário e UOL Go4Gold.

Steam

Criada pela desenvolvedora Valve Software, a loja de jogos online Steam cresceu com rapidez e se tornou a maior desse segmento no mundo. No Brasil, os métodos de pagamento aceitos pela loja incluem Boleto Bancário, cartão de crédito e UOL Go4Gold.

Origin

A loja online criada pela desenvolvedora EA games tem exclusividade de algumas das franquias mais populares para jogadores brasileiros, como Fifa, Need for Speed e Battlefield. Desde 2013 a loja aceita meios de pagamento que incluem cartão de crédito, Paypal e Boleto Bancário.

Você precisa de auxílio sobre o mercado de tecnologia?

Nossa equipe de pesquisadores poderá auxiliá-lo com suas questões relacionadas ao mercado de tecnologia brasileiro. Complete o formulário abaixo e iremos te contatar assim que possível.

Enviar