Provedores de Serviços de Mapeamento e SIG no Brasil

Publicado: 22 Sep 2015

Última Atualização: 22 Sep 2015

Se o seu negócio requer dados geográficos complexos e frequentemente atualizados, é indicado que contrate os serviços de mapeamento de uma empresa no segmento de SIG. Nesse artigo iremos abordar como os serviços de mapeamento são realizados no Brasil e listar algumas das principais empresas desse ramo.

Sistemas de Informações Geográficas no Brasil

Considerando o tamanho do território brasileiro, o uso de informações geográficas e mapeamento pode ser considerado uma necessidade para empresas de diversos segmentos, especialmente para aquelas que operam nos ramos de transporte, construção e extração. O país não apenas é extenso como também apresenta características que dificultam o mapeamento preciso, como grandes regiões cobertas por vegetação e áreas urbanas onde ruas são constantemente alteradas.

Historicamente, Sistemas de Informações Geográficas, ou SIGs, no Brasil estiveram restritos a profissionais dás áreas de cartografia, mapeamento, topografia e geografia, que trabalhavam principalmente em instituições de pesquisa. Autoridades brasileiras tratavam o mapeamento como uma questão de segurança nacional e apenas algumas empresas registradas com as Forças Armadas estavam autorizadas a produzir mapas.

Com a introdução do GPSe o mapeamento por satélite, teve início uma nova era para os SIGs, em que a demanda por esses dados se multiplicou significativamente e o setor privado desenvolveu um mercado para informações geográficas. Instituições de menor porte como departamentos de prefeituras também se tornaram consumidores desse tipo de material.

Atualmente, SIGs são oferecidos pelos setores público e privado no Brasil, e servem como base para diversas aplicações, como monitoramento de tráfego e agregadores de pontos de referência. Existem alguns polos de geoprocessamento no país, principalmente nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Florianópolis e Rio de Janeiro. Essas cidades concentram ao menos uma grande instituição de geoprocessamento, como centros de treinamento para a pesquisa e produção de materiais cartográficos.

Provedores de Dados de Mapeamento Governamentais

Diversas instituições governamentais são responsáveis por prover dados de mapeamento e de cartografia no Brasil. Esse é o caso do DNIT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, que coleta dados extensivos sobre as ruas e rodovias do país, e do IBGE, que atualiza com frequência as informações cartográficas do território brasileiro.

O Projeto Base Cartográfica Contínua da Amazônia Legal foi estabelecido como uma parceria entre o IBGE e as Forças Armadas do Brasil e oferece informações atualizadas sobre a região da Amazônia para acesso público em seu site. Além disso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que é afiliado com o Ministério do Meio Ambiente, oferece informações atualizadas sobre áreas de proteção ambiental.

Empresas de mapeamento no Brasil

Algumas das empresas brasileiras no segmento de SIG são especializadas em soluções como fluxos de informações sobre tráfego urbano em tempo real, mapeamento de terrenos e outros tipos de serviços de geoprocessamento e geolocalização, cobrindo a maior parte do território nacional.

MapLink

A MapLink, provedora de plataformas de geolocalização, opera no Brasil fornecendo informações de tráfego desde o ano de 2000. Como parte do grupo LBS Local, que inclui o agregador de pontos de referência Apontador, a empresa atualmente oferece serviços como soluções de mapeamento customizadas, informações sobre tráfego em tempo real das maiores cidades brasileiras, APIs de geolocalização e também é parceira do Google na oferta da plataforma Maps para negócios na América Latina.

A empresa conta com mais de 500 clientes, incluindo dez grandes corporações no Brasil, e também expandiu para países como Argentina, México, Chile e Colômbia. A empresa lançou recentemente um aplicativo para dispositivos móveis no qual podem ser encontradas informações em tempo real sobre tráfego e a localização de estabelecimentos no Brasil, e anunciou planos para expandir no segmento de logística.

Engemap

A empresa de engenharia cartográfica Engemap foi fundada em 1997 após a fusão de diversas companhias desses segmento, e atualmente está sediada na cidade de São Paulo. Alguns de seus serviços incluem mapeamento de precisão para territórios pequenos, catálogos de imagens de satélites, mapeamento aéreo de alta definição, mapas imprimíveis detalhados e software de geoprocessamento e de integração de dados de topografia com gerenciamento de projetos.

Com mais de 100 colaboradores e três aeronaves para mapeamento aéreo, a empresa cresceu ao ponto de estabelecer parcerias com a Petrobrás e o Governo de Santa Catarina.

Geograph

A Geograph, provedora de soluções de SIG, foi fundada em 1992 e também está localizada na cidade de São Paulo. A empresa é especializada em fornecer software para otimização de rotas, análises de geomarketing, além de rastreamento e logística em tempo real. A Geograph também oferece serviços de consultoria para clientes de suas soluções de software próprias.

Digibase

A provedora de bancos de dados geoespaciais Digibase possui escritórios em São Paulo e foi fundada em 1998. A empresa fornece dados de imagens de seis satélites em órbita, mapas digitais baseados em múltiplas fontes que incluem informações de tráfego em tempo real, e modelos de elevação de terreno com cobertura global. Além de mapas e informações cartográficas para determinadas regiões, a empresa também oferece soluções customizadas para negócios.

Obtenha Auxílio em Eletrônicos agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira