Educação à Distância Gratuita no Brasil

Publicado: 23 Sep 2015

Última Atualização: 23 Sep 2015

Nos últimos anos, diversos serviços de educação à distancia gratuitos foram lançados no Brasil. Nesse artigo vamos listar algumas das principais plataformas de ensino gratuito atualmente em atividade no país.

Educação à Distância

O ensino superior no Brasil encontra dificuldades para suprir toda a demanda trazida pelos milhões de jovens em busca de um diploma universitário. A maior parte das mais renomadas universidades do país estão localizadas em grandes centros urbanos, o que dificulta para que indivíduos residentes emáreas rurais ou distantes desses grandes centros tenham acesso a ensino de qualidade.

Essa é uma das principais razões pela qual o segmento de educação à distância continue a prosperar no Brasil. Todo ano, milhares de novos estudantes e de profissionais interessados em formação continuada se matriculam em cursos de educação à distância, e mostram o interesse nos métodos de ensino que não requerem a sua presença física em uma instituição.

Ensino Superior Online

Embora a maior parte dos cursos à distância do Brasil seja oferecida por instituições particulares, existe um grande número de cursos gratuitos mantidos por universidades públicas.

Algumas das universidades de maior prestígio no Brasil lançaram plataformas para cursos gratuitos que apresentam o conteúdo de aulas inteiras em uma variedade de formatos. Esse tipo de cursos, no entanto, não oferece certificados e também não estabelece meios para que alunos se comuniquem com professores.

UNESP

Uma das primeiras universidades do Brasil a oferecer plataformas de ensino gratuito foi a UNESP. O sistema de ensino é acessível após registro gratuitos e oferece cursos cobrindo tópicos das áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.

O conteúdo das aulas é distribuído em formato de vídeo, e não é disponibilizado nenhum canal para interação com professores ou entrega de certificados.

A plataforma pode ser acessada em http://www.unesp.br/unespaberta.

USP

A USP, uma das universidades de maior prestígio do Brasil, oferece uma plataforma para acesso a aulas gratuitas chamada de e-Aulas USP. Dentro desse ambiente, qualquer usuário pode acessar cursos e aulas de temas que variam de Ciência Política a Medicina Diagnóstica e Geofísica.

O sistema atualmente não oferece meios de interatividade ou certificação, e todo o conteúdo se encontra em formato de vídeo.

A plataforma pode ser acessada em: http://eaulas.usp.br/portal/home

UNICAMP

A Unicamp também oferece uma plataforma de aulas online gratuitas chamada de e-Unicamp, onde são disponibilizadas aulas, entrevistas, artigos e conteúdos explicativos sobre assuntos diversos. Além dos formatos de texto e video, o material inclui ilustrações e animações.

Todo o conteúdo é licenciado sob Creative Commons e é acessível sem a necessidade de registro por parte do usuário.

A plataforma pode ser acessada em: http://www.ggte.unicamp.br/e-unicamp/public/

UFF

A Universidade Federal Fluminense, localizada no estado do Rio de Janeiro, disponibiliza conteúdo em vídeo de aulas de cursos ministrados em faculdades, que incluem medicina, psicologia, física, administração e outros diversos cursos através de seu Portal de Videoaulas.

O Portal oferece vídeos de acesso livre divididos por categoria e hospedados no YouTube.

O Portal de Videoaulas pode ser acessado em: http://videoaulas.uff.br/

FGV

A renomada instituição brasileira focada em economia, marketing e administração oferece aulas gratuitas nesses assuntos, patrocinadas por empresas privadas. A FGV é parte do Open Course Ware Consortium, uma organização global voltada para levar educação acessível através do mundo.

O portal da FGV Online requer cadastro gratuito para acessar as aulas.

A plataforma pode ser acessada em: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/

Sebrae

A instituição pública criada para apoiar pequenos negócios e empreendedores oferece cursos online gratuitos em seu portal de educação à distância.

Todos os cursos abordam assuntos relacionados ao empreendedorismo e administração, podendo ser acessados após um cadastro gratuito.

O Portal Sebrae EAD pode ser acessado em: http://www.ead.sebrae.com.br/

Portais de Educação à Distância

Os Cursos Gratuitos de Educação à Distância são cursos online oferecidos também por universidades brasileiras de alto nível que garantem a possibilidade de certificado após o término e interação com professores e outros usuários.

Estes cursos são, em sua maioria, baseados em conteúdo de vídeo das aulas comuns integrados com informações extras, tais como questionário para acompanhar o progresso do aluno e resumo de conteúdo, que pode ser acessado por qualquer pessoa com um computador ou dispositivo com acesso à internet.

Veduca

Lançado recentemente no Brasil, o Veduca é uma plataforma de ensino à distância que oferece diversos cursos de universidades brasileiras e estrangeiras, além de meios de interação e certificação.

Dentre as universidades que oferecem aulas no Veduca estão a USP, UNICAMP, UnB, UFSC, UNESP e as estrangeiras Berkeley, Stanford, Oxford e muitas outras. As centenas de cursos disponíveis na plataforma cobrem as mais diversas áreas de conhecimento através de videoaulas e seminários.

Os cursos Veduca também incluem ferramentas para que os estudantes comuniquem-se entre si através de um fórum e informações úteis escritas em um notebook virtual. Entre as aulas, os alunos passam por testes a fim de avaliar o aprendizado.

Alguns cursos oferecem formas de adquirir um certificado, que são concedidos após testes realizados dentro da própria universidade. O Veduca também oferece um certificado pago de MBA para um curso específico de engenharia.

Obtenha Auxílio em E-learning agora

O Tech in Brazil possui ótimos parceiros que podem te prestar auxílio. Preenchendo o formulário abaixo você receberá uma recomendação por e-mail de uma empresa que poderá melhor te atender. Este serviço é gratuito para leitores do Tech in Brazil.


Autor do Artigo

Marcelo Teixeira

Marcelo Teixeira